sábado, 4 de julho de 2015

Sub 20: Nova Cidade 100% é campeão no Joaquinzão

Nova Cidade Campeão TaçaNI 28062015 Destaque
Com mais uma vitória sobre o Boavista no jogo de volta da final por 2 a 1, no último domingo (28), o Nova Cidade conquistou a Taça Cidade de Nova Iguaçu de Futebol Sub 20. O alvirrubro venceu todas as partidas que disputou e coroou a bela campanha com a volta olímpica no Estádio Joaquim de Almeida Flores, em Nilópolis.
O Boavista abriu vantagem no primeiro tempo, mas o alvirrubro virou a página da partida na etapa complementar e comemorou no gramado (Fotos: Jaílza Ribeiro/LDNI)
O Boavista abriu vantagem no primeiro tempo, mas o alvirrubro virou a página da partida na etapa complementar e comemorou no gramado (Fotos: Jaílza Ribeiro/LDNI)
A vitória na partida de ida disputada na sexta-feira (26) por 1 a 0 fez o Nova Cidade entrar no gramado em vantagem sobre o Verdão de Bacaxá, que precisava ganhar por diferença de dois gols para ficar com o caneco.
Mas foi o Boavista que se mostrou disposto a reverter o prejuízo. A pressão inicial deu certo e o time da Região dos Lagos abriu o placar logo aos nove minutos de bola rolando, com Marcos Vinicius. O gol esquentou a decisão. Precisando de mais um gol, o alviverde continuou em cima e obrigou o goleiro Luan a praticar três grandes defesas.
O Nova Cidade, paulatinamente, foi se arrumando em campo e nos dez minutos finais do primeiro tempo desperdiçou duas grandes oportunidades de chegar ao empate.

Presidente Pina destacou a conquista: "O Nova Cidade foi o campeão com méritos” (LDNI/Divulgação)
Presidente Pina destacou a conquista: “O Nova Cidade foi o campeão com méritos” (Foto: LDNI/Divulgação)
Na etapa final o Alvirrubro de Nilópolis voltou melhor e empatou com Ruan, aos 12 minutos, virou através de Mauricio aos 19 e garantiu a vitória e o título da Taça Cidade de Nova Iguaçu de Juniores.
Após o apito final do bom árbitro Marcos Antonio de Souza, aconteceu o tradicional momento da premiação. O presidente da Liga de Desportos de Nova Iguaçu Luiz Carlos Pina e o desportista Juarez Pereira entregaram medalhas e troféus aos atletas do Nova Cidade (campeão) e Boavista (vice). O artilheiro Ruan, do Nova Cidade, com 10 gols, também foi premiado com o troféu de maior goleador da competição.
Feliz com o desfecho positivo do certame, Luiz Carlos Pina destacou a performance no ‘Nova': “O Nova Cidade foi o campeão da Taça Cidade de Nova Iguaçu Sub 20, com méritos. Venceu os 12 jogos que participou, marcou 30 gols e sofreu apenas seis. Acho que não é preciso dizer mais nada para justificar o feito”, analisou.
>> A campanha – Primeira fase: Nova Cidade 2 x 1 Belford Roxo; Bayer 0 x 1 Nova Cidade; Nova Cidade 7 x 1 Tomazinho; Heliópolis 1 x 3 Nova Cidade; Nova Cidade 1 x 0 Futuro Bem Próximo e Colégio Naval 0 x 1 Nova Cidade. Quartas de final: Tomazinho 0 x 4 Nova Cidade e Nova Cidade 2 x 0 Tomazinho. Semifinal: BNH 1 x 2 Nova Cidade e Nova Cidade 4 x 1 BNH. Final: Boavista 0 x 1 Nova Cidade e Nova Cidade 2 x 1 Boavista.

FICHA TÉCNICA
NOVA CIDADE 2 x 1 BOAVISTA 
Competição: Taça Cidade de Nova Iguaçu de Juniores
Local: Estádio Joaquim Flores, em Nilópolis
Data/Hora: Domingo, 28 de Junho de 2015 – 11 horas
Árbitro – Marcos Antonio de Souza
Assistente 1 – Reinaldo Delmiro
Assistente 2 – Claudio dos Santos
Cartão amarelo – Alex, Rafael Malta, Matheus Luiz e Colombia (NC); Lucas, Lucas Silva e Matheus (BOA)
Gols: Marcos Vinicius, aos nove minutos do primeiro tempo (BOA); Ruam, aos 12, e Maurício, aos 19 minutos da etapa final (NOVA).
>> Nova Cidade: Luan, Alex, Matheus Doidão, Ítalo e Colombia (Keven); Rafael Malta, Matheus (Paulinho), Gegê e Ruan; Gabriel (Mauricio) e Willian.
Técnico: Jailton Caravela.
>> Boavista SC: Thales, Carlos Calixto, Israel, Lucas e João Carlos (Matheus); Vitor, Lucas Silva (Matheus Junger), Felipe e Marcos Vinicius; Neto e Felipinho (David). Técnico: Marquinhos.

Um pouco da história alvirrubra
Em maio de 1983, o Nova Cidade participou pela primeira vez da Terceirona de Profissionais da Ferj e ficou em último na sua chave. No ano seguinte se licenciou das disputas profissionais e amadoras, mas em 1985 conquistou o Estadual de Juniores da Terceira Divisão (atual Sub 20). Na categoria profissional não chegou à fase final ao ficar em quarto em seu grupo. Em 1986, começa a escalada do clube de Nilópolis rumo à elite estadual. Após um mau começo de primeira fase, se classificou para a fase final e foi o segundo – vice-campeão da Terceirona de Profissionais – e obteve o acesso à Segunda Divisão, a Série B de hoje.
Após dois turnos disputados na Segundona de 1988, foi o segundo colocado, atrás do Campo Grande Atlético Clube, e à frente de Olaria, Central Sport Club, Paduano, Serrano, Mesquita, Rubro, Portuguesa, Miguel Couto, Bonsucesso, Madureira e Tomazinho, de São João de Meriti. Na decisão do segundo turno, bateu o Campo Grande por 4 a 1 e se classificou para a fase final diante do mesmo Campo Grande, Olaria e São Cristóvão. Ao fim do quadrangular, ficou em primeiro, conquistando assim de forma inédita o Campeonato da Segunda Divisão e alcançando o acesso à Primeira Divisão, na qual permaneceu em 1989 e 1990. Nos anos de 1991 e 1992 participou da Segundona e nos demais só viveu em dificuldades e pediu licença várias vezes das disputas. Retornou em 2010 à Série C, competição que permanece até hoje.

Por Jota Carvalho
Matéria site Papo Esportivo - www.papoesportivo.com