sábado, 16 de maio de 2015

Vai começar a Libertadores

Sub-16 e sub-14 estreiam neste sábado na Liga Iguaçuano

Nova Iguaçu foi campeão iguaçuano sub-17 no ano passado e tentará a décima conquista (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)
O Nova Iguaçu estreia neste sábado, em casa, no Campeonato Iguaçuano Sub-15 e Sub-17, organizado pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu. A Laranja da Baixada, como é tradição, utiliza o torneio para pôr todos os atletas das categorias em ação, com o primeiro ano de cada disputando o Campeonato Carioca e o segundo o torneio local, apelidado carinhosamente por todos no clube de “Libertadores”.
A caminhada no Campeonato Iguaçuano começa neste sábado com rodada dupla no CT, com a equipe sub-14 encarando o BNH, às 9h, e a equipe sub-16 medindo forças com o Vla Operária, às 11h. No Infantil, a Laranja da Baixada está no Grupo A, com BNH, Bayer, Engenho Pequeno, Éden e Brasil Industrial. No Juvenil, o NIFC também integra o Grupo A com as mesmas equipes, mas com o Vila Operária entrando no lugar do BNH. Os quatro primeiros de cada chave se classificam para o mata-mata.
Apesar de ser um torneio com menos proporções se comparado ao Campeonato Carioca, o Iguaçuano é encarado com muita seriedade pelo clube e pela garotada. Afinal de contas, as dificuldades são muitas. Como o Nova Iguaçu sempre coloca equipes com jogadores no primeiro ano de suas categorias, os duelos são sempre contra equipes com atletas mais velhos e, por consequência, mais fortes e altos. Além disso, a garotada vai rodar a Baixada Fluminense e nem sempre encontrará um tapete verde à disposição.
- É como sempre falam aqui, é a nossa Libertadores. Já estive do outro lado e sei que as equipes quando enfrentam o Nova Iguaçu sempre encaram o jogo como uma final, como a oportunidade da vida deles para aparecer. Por isso, é um torneio muito difícil, tão difícil quanto é o Carioca. Temos que agir como favoritos, mas mostrando respeito aos adversários e atitude. Não basta só colocar a camisa do Nova Iguaçu – alerta Figueiredo, de 46 anos, que assumiu a equipe infantil B do Nova Iguaçu este ano após dez anos de Artsul.
Após dez anos no Artsul, Figueiredo comandará o infantil B do Nova Iguaçu (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)
O Nova Iguaçu é o atual tricampeão seguido do Campeonato Iguaçuano Sub-17, e vai tentar sua décima conquista. Para esse ano, o técnico foi mantido. André Luiz segue no comando do time, e tem em mãos um grupo de atletas que fez bonito no Campeonato Carioca Sub-15 no ano passado, quando terminou em quinto lugar no geral. Muitos inclusive já estão incorporados ao elenco que está disputando o Campeonato Carioca Sub-17.
- Esse trabalho que o Nova Iguaçu faz, de colocar dois técnicos por categoria, é muito importante, porque você consegue desenvolver todos os atletas daquela faixa de idade, deixa todo mundo em competição. Temos um grupo muito qualificado e mesmo com a subida de alguns atletas temos condições de fazer um bom papel. Vamos encontrar equipes mais fortes fisicamente, mas com o talento e o trabalho diário vamos conseguir combater essa diferença – afirmou André Luiz.
Geração 2001 foi campeã invicta do Iguaçuano Sub-13 e tentará repetir a façanha no Sub-15 (FOTO: Bernardo Gleizer/NIFC)
A garotada que está sob o comando do técnico Figueiredo também fez bonito ano passado, quando conquistou de forma invicta o Campeonato Iguaçuano Sub-13. A expectativa é de fazer um bom papel esse ano e lutar pelo sexto título do Iguaçuano Sub-15, repetindo os feitos de 2002, 2003, 2005, 2008 e 2013. Confira abaixo o calendário do Nova Iguaçu na primeira fase dos dois torneios:
Bernardo Gleizer
Matéria site oficial do Nova Iguaçu FC - www.nifc..com.br