quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Prefeitura e liga homenageiam os campeões em Nova Iguaçu

Jota Carvalho

O ‘Dia Municipal do Esporte’ foi criado em 2002, através do projeto de lei de autoria do então vereador Fernando Cid e é comemorado sempre na primeira quinta-feira de dezembro. E neste dia 4, não será diferente. Com uma festa em grande estilo, a Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Liga de Desportos de Nova Iguaçu, homenageará os destaques do esporte iguaçuano da temporada nas categorias estudantil, olímpico e futebol amador.
MANDOU BEM! Carlinhos BNH, eleito o melhor treinador da Primeirona de Nova Iguaçu
A cerimônia de entrega da premiação será na Vila Olímpica da Cidade, às sete da noite. Haverá ainda premiações especiais para a imprensa e projetos esportivos sociais.
A eleição dos contemplados foi realizada por uma comissão formada por integrantes da Liga de Desportos e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu. Concorreram ao prêmio, atletas e equipes que se destacaram no cenário municipal, estadual e nacional. 
Além dos jogadores eleitos pelos treinadores das equipes participantes para a Seleção do Campeonato Iguaçuano de Futebol da Primeira Divisão, que terminou no último domingo, o craque e a revelação da competição, o treinador e o trio de arbitragem, Eduardo da Silva Santos (melhor árbitro); Jocelino Henrique de Melo (melhor ‘assistente 1’) e Reinaldo Delmiro (melhor ‘assistente 2’), também serão homenageados.
>> Os melhores do campeonato - Goleiro: Grafite (BNH); lateral-direito: Tássio (Tradição); zagueiro: Edmilson (BNH); zagueiro: Juan (Raça); lateral esquerdo: Raí (Tradição); volante: Marreta (Esperança); volante: Maiquinho (BNH); meia: Anderson (BNH), (na foto com o desportista Juarez Pereira); meia: Wellington Velho (Tradição); atacante: Dogão (BNH); atacante: Mabinho (Brasileirinho). Treinador: Carlinhos BNH Revelação: Dogão (BNH). Craque do Campeonato: Wellington Velho (Tradição). Melhor goleiro: Grafite (BNH). Artilheiro: Mabinho (Brasileirinho), com 9 gols. Melhor Torcida: Tradição Futebol Clube. Ricardo Moreira (Super Rádio Tupi-Rio)- destaque da imprensa esportiva.
>> Os premiados das modalidades olímpicas – Atletismo: Tatiane Batista, campeã dos 100 metros e eleita a melhor da Baixada. Ginastica Rítmica: Isabeli Saboya, Colégio Equipe. Basquete: Lisam, F/M, campeão do Intercolegial. Handebol: Jessica Riberira, Colégio Estadual Antônio da Silva, de Comendador Soares. Futsal: Agner Izigeth (melhor jogador do ano). Natação: Colégio Souza Duarte. Basquete de Rua: Gabriel Batista. Hipismo: Luma Portela. Judô: Academia Pinheiro (melhor equipe). Melhor Projeto Esportivo Estudantil: Centro Educacional Senador Câmara. Projeto Esportivo Estudantil Revelação do JOENI: Escola Municipal Rubens Falcão. 
>> Premiações especiais - Jiu-jitsu: Vitória Nunes (destaque da modalidade). Troféu Eficiência: Beatriz Porto (Colégio Vila de Cava). Memoria Esportiva: Equipe do IBC, campeã estadual de 1983 (handebol feminino). 

Secretário e dirigente elogiam parceria com a Prefeitura

Para o secretario de Esporte e Lazer, Adriano Santos, o ano foi extremamente positivo e tem que ser comemorado. "Conseguimos promover pelo segundo ano consecutivo os Jogos Estudantis (Joeni), que contou com a participação de quatro mil alunos, renovamos a parceria com a Liga de Desportos e agora vamos premiar os melhores da temporada. Nossos atletas e desportistas merecem por tudo que têm feito e por sempre estarem representando com brilho a nossa cidade", disse o secretário ao PAPO ESPORTIVO.
O presidente da Liga de Desportos de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Pina, também destacou a importância da parceria liga-prefeitura: “O apoio do Poder Público no segundo ano consecutivo valorizou o campeonato. Além disso, motivou as equipes, que entraram firmes na disputa. A final entre BNH e Tradição mostra a renovação positiva no futebol da Cidade. Todos estão de parabéns”, frisou o dirigente, ao PE, logo após a final de domingo, no Joel Pereira, quando o BNH levantou a taça de campeão da Primeirona. 

Seleção campeã estadual de 1994 será lembrada

Ainda nesta quinta, a Liga de Desportos de Nova Iguaçu e a Secretaria de Esporte e Lazer homenagearão os atletas e a comissão técnica da Seleção de Nova Iguaçu, que conquistou invicta, o Campeonato Estadual de Seleções da categoria adulto, em 1994, competição promovida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
Na competição a seleção iguaçuana eliminou Japeri com duas vitórias (5 a 0 e 3 a 0); Paulo de Frontin (duas vitórias pelo mesmo placar: 4 a 0), depois teve pela frente Angra dos Reis, então bicampeã. Nova Iguaçu venceu fora de casa por 1 a 0 e também na partida de volta (3 a 1). Na semifinal, Macaé foi o adversário. A vitória por 2 a 0, na Baixada, e o empate (1 a 1) no Norte Fluminense, garantiram a seleção do técnico Carlos Augusto ‘Gugu’ na final, quando enfrentou a Seleção de Magé e foi a campeã. 
A comissão técnica foi composta pelos seguintes membros: Treinador: Carlos Augusto (Gugu). Preparador Físico - Antonio Cruz (Toinho). Massagista - José Carlos dos Santos (Batatinha).
>> Os atletas que participaram da campanha do titulo inédito – Goleiros: Isaias, Rildo e Hamilton. Laterais: Alvinho e Lelo. Zagueiros: Farinha, Baiano (in memorian) e Nego. Volantes: Maizena, Neinha e Luciano Chapisco. Meias: Luiz Cláudio, Marcelinho e Pingo. Atacantes: Edu, Quatro Bolas, Guingo, Baianinho, Jacozinho e Edmilson.

Matéria site Papo Esportivo - www.papoesportivo..com