domingo, 7 de dezembro de 2014

Nova Iguaçu homenageia campeões e novo Centro Olímpico para 2015 é anunciado

Jota Carvalho

Uma notícia excelente! No dia 15 de janeiro, data do aniversário da cidade, Nova Iguaçu ganhará de presente o seu primeiro Centro Olímpico de Natação. Localizado na Avenida Roberto Silveira, ao lado do Campus avançado da Universidade Federal Rural, a nova unidade esportiva vai oferecer natação para bebês e a terceira idade, além de atividades gratuitas, como futebol de campo, basquete, vôlei de areia e capoeira, a cerca de 500 pessoas, por dia.


O anúncio foi feita na quinta-feira (4), no Ginásio de Esportes da Vila Olímpica da cidade, pelo secretário de Governo, Thiago Portela. Ele participou, representando o prefeito Nelson Bornier, das homenagens aos atletas iguaçuanos que mais se destacaram em 2014, durante a comemoração do Dia Municipal do Esporte.
As grandes estrelas da noite foram Jéssica Ribeiro, de 16 anos, da Seleção Brasileira de Handebol, sub-16; a ginasta Isabeli Saboya (13), campeã da Copa Fisk-2014; Agener Izignet de Souza (9), artilheiro e bicampeão brasileiro de futsal, e Luma Portela (13), a grande premiado pelo Hipismo. Filha do secretário municipal de Governo, ela é campeã estadual do ranking da Sociedade Hípica Brasileira. Vai disputar, em 2015, a categoria Jovens Cavaleiros A.


Tatiane Batista (14), revelação do atletismo, foi eleita melhor velocista dos Jogos da Baixada, ao conquistar três medalhas de ouro na competição. Já o Troféu Eficiência ficou para Beatriz Porto, que se destacou em quatro modalidades, conquistando o primeiro lugar no salto em altura e o título de campeã no basquete.
Criado em 2002, o Dia Municipal do Esporte, comemorado pela prefeitura sempre na primeira quinta-feira do mês de dezembro, reuniu também atletas nas categorias estudantil e futebol amador, com destaque para os melhores jogadores do Campeonato de Futebol da Primeira Divisão, conquistado este ano pela equipe do BNH.
Thiago Portela lembrou que o prefeito Nelson Bornier assumiu o governo municipal com sérios problemas financeiros e administrativos na prefeitura.

“O desporto iguaçuano estava largado, abandonado. Mas o secretário Adriano, de Esporte e Lazer, com sua equipe, está conseguindo dar uma grande virada. Nova Iguaçu voltou a ser o celeiro, voltou a revelar atletas para o cenário estadual, nacional e até internacional. Isso nos enche de orgulho, não só a mim, mas sobretudo ao prefeito (Nelson Bornier), que não está medindo esforços para elevar o Desporto de Nova Iguaçu ao mais alto nível das competições”, disse. Para o secretário Adriano Santos, as homenagens simbolizam o reconhecimento do Governo do prefeito Nelson Bornier a todos os cidadãos iguaçuanos comprometidos com o crescimento e o desenvolvimento do esporte. “Vocês vestiram a camisa de Nova Iguaçu e levaram o nome da cidade para o Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo”, festejou.
A solenidade contou também com a presença do jogador Odair, campeão brasileiro de futsal pelo Internacional de Porto Alegre.

Os premiados da noite festiva

A eleição dos contemplados foi realizada por uma comissão formada por integrantes da Liga de Desportos e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu. Concorreram ao prêmio, atletas e equipes que se destacaram no cenário municipal, estadual e nacional. 
Além dos jogadores eleitos pelos treinadores das equipes participantes para a Seleção do Campeonato Iguaçuano de Futebol da Primeira Divisão, que terminou no último domingo, o craque e a revelação da competição, o treinador e o trio de arbitragem, Eduardo da Silva Santos (melhor árbitro); Jocelino Henrique de Melo (melhor ‘assistente 1’) e Reinaldo Delmiro (melhor ‘assistente 2’), também foram homenageados.
Os melhores do campeonato - Goleiro: Grafite (BNH); lateral-direito: Tássio (Tradição) zagueiro: Edmilson (BNH); zagueiro: Juan (Raça);

lateral esquerdo: Raí (Tradição); volante: Marreta (Esperança); volante: Maiquinho (BNH); meia: Anderson (BNH); meia: Wellington Velho (Tradição); 
atacante: Dogão (BNH); atacante: Mabinho (Brasileirinho). Treinador: Carlinhos BNH. Revelação: Dogão (BNH). Craque do Campeonato: Wellington Velho (Tradição). Melhor goleiro: Grafite (BNH). Artilheiro: Mabinho (Brasileirinho), com 9 gols. Melhor Torcida Tradição Futebol Clube.

Os premiados das modalidades olímpicas - Ginastica Ritimica: Isabeli Saboya, Colegio Equipe. Basquete: Lisam, F/M campeão do Intercolegial. Handebol: Jessica Riberira, CE Antônio da Silva. Futsal: Agner Izigeth, melhor jogador do ano. Natação: Colégio Souza Duarte. Basquete de Rua: Gabriel Batista. Hipismo: Luma Portela. Judô: Melhor equipe Academia Pinheiro.
Melhor Projeto Esportivo Estudantil: Centro Educacional Senador Camara. 
Projeto Esportivo Estudantil Revelação do JOENI: Escola Municipal Rubens Falcão.
Premiações especiais - Jiu-Jitsu: Vitória Nunes, destaque. Troféu Eficiência: Beatriz Porto (Colégio Vila de Cava). Memória Esportiva: Equipe do IBC campeão Estadual de 1983 (handebol feminino). Ricardo Moreira (destaque da imprensa esportiva) e Gabriel Batista (destaque no basquete de Rua).


Seleção campeã estadual de 1994 foi lembrada

Ainda na noite de quinta, a Liga de Desportos de Nova Iguaçu e a Secretaria de Esporte e Lazer homenagearam os atletas e a comissão técnica da Seleção de Nova Iguaçu, que conquistou, invicta, o Campeonato Estadual de Seleções da categoria adulto, em 1994, competição promovida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). 
Na competição a seleção iguaçuana eliminou Japeri com duas vitórias (5 a 0 e 3 a 0); Paulo de Frontin (duas vitórias pelo mesmo placar: 4 a 0), depois teve pela frente Angra dos Reis, então bicampeã. Nova Iguaçu venceu fora de casa por 1 a 0 e também na partida de volta (3 a 1). Na semifinal, Macaé foi o adversário. A vitória por 2 a 0, na Baixada, e o empate (1 a 1) no Norte Fluminense, garantiram a seleção do técnico Carlos Augusto ‘Gugu’ na final, quando enfrentou a Seleção de Magé e foi a campeã. 
A comissão técnica foi composta pelos seguintes membros: Treinador: Carlos Augusto (Gugu). Preparador Físico - Antonio Cruz (Toinho). Massagista - José Carlos dos Santos (Batatinha).
Os atletas que participaram da campanha do titulo inédito – Goleiros: Isaias, Rildo e Hamilton. Laterais: Alvinho e Lelo. Zagueiros: Farinha, Baiano (in memorian) e Nego. Volantes: Maizena, Neinha e Luciano Chapisco. Meias: Luiz Cláudio, Marcelinho e Pingo. Atacantes: Edu, Quatro Bolas, Guingo, Baianinho, Jacozinho e Edmilson.

   Matéria Jornal de Hoje de 06 de dezembro de 2014