segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

BNH é campeão da Primeirona de Nova Iguaçu

Jota Carvalho
.O bairro da Grama viveu um final de manhã e início de tarde diferentes no último domingo (30). No Estádio Joel Pereira, do Esporte Clube Miguel Couto, aconteceu a final do Campeonato Iguaçuano de Futebol da Primeira Divisão e quem deu o grito de campeão foi o BNH, que bateu o Tradição por 2 a 0. Os gols do título inédito para o time do técnico Carlinhos BNH foram de Dogão e Guaraci (contra).

>> O jogo – A final da competição realizada pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu com apoio da Prefeitura da cidade começou bastante movimentada.
O Tradição partiu para cima e teve o domínio das ações nos primeiros 10 minutos, quando chegou a dar trabalho para o goleiro Grafite, em dois lance: aos cinco minutos no chute traiçoeiro do meia Velho e no cruzamento perigoso do lateral Raí, sobre a área, aos oito. Essa pressão inicial acordou o BNH, que adiantou o time, sufocou o Tradição em seu campo e começou a criar as chances de gol.
Aos 15 minutos, da entrada da área, Anderson (filho do ex-meia do América e Vasco, Aílton) chutou colocado e obrigou Wendell a realizar grande defesa. Um minuto depois, a estrela do goleiro voltou a brilhar no arremate a queima-roupa de Dogão. Estava amadurecendo o primeiro gol do BNH.
No quadragésimo minuto, não teve jeito. Na bola alçada sobre a área, o sempre artilheiro Dogão escorou ‘de prima’ e guardou a ‘redonda’ na rede de Wendell.
Na saída para o intervalo, o goleador solitário da primeira etapa comentou: “Dessa vez acertei e o goleiro deles não teve como pegar. Agora, vamos conversar para ver se matamos o jogo logo no começo do outro tempo”.
E assim foi, pois aos seis minutos da etapa complementar, em jogada rápida de contra-ataque, Grafite cobrou tiro de meta, Bimbinha carregou pela direita e cruzou na medida para Andrezinho chutar e a bola tocar em Guaraci e entrar com a meta vazia. O azar do veterano jogador do Tradição fez a alegria dos jogadores e torcedores do BNH.
O placar de 2 a 0 contra fez o time do Jardim Palmares sair mais em busca do primeiro gol e do empate. Numa dessas jogadas de perigo, Carlinhos 12 mandou a bomba da grande área, mas Grafite desviou pela linha de fundo. Na cobrança mal feita do escanteio, a zaga do BNH rebateu, Wellington pegou o rebote na intermediária e fez lançamento de 30 metros para Dogão. Na velocidade, o atacante invadiu a área e chutou por cima do travessão. Na última jogada de perigo da peleja, aos 35 minutos, o mesmo Dogão – eleito o craque da final – entrou livre na grande área, porém, perdeu o equilíbrio no momento do chute e a bola foi para fora.
FICHA TÉCNICA
BNH 2 x 0 TRADIÇÃO
Competição: Campeonato Iguaçuano da Primeira Divisão-2014
Local: Estádio Joel Pereira, em Miguel Couto
Data/Hora: 30/11/2014 – 11 horas
Árbitro: José Waldson (Ferj)
Assistente 1: Reinaldo Delmiro (Ferj)
Assistente 2: Jocelino Henrique de Melo (LDNI)
Reservas: Ednaldo Macaciel e André Luiz Gomes (LDNI)
Cartão amarelo: Anderson (BNH) e Jardel (TRA)
>> BNH: Grafite, Zinho, Edmilson, Silas e Rafael; Maiquinho, Bruninho, Andrezinho (Renan) e Anderson (Cizinho); Dogão (Rogério) e Bimbinha (Wellington). Técnico: Carlinhos BNH.
>> Tradição: Wendell, Tássio, Pela, Tiago Damasceno e Raí (Jardel); Da Silva, Prefeitinho (Lenilson), Velho (Gideão) e Bruno (Rincón); Guaraci e Bill (Carlinhos 12). Técnico: Leandro Pulga.

Calouros e finalistas inéditos
No Campeonato Iguaçuano deste ano, as duas equipes disputaram 11 partidas, incluindo a final de domingo. O campeão, BNH, conquistou 8 vitórias e perdeu três vezes. Marcou 23 gols e sofreu apenas cinco. O principal goleador é Dogão, com cinco gols assinalados, seguido por Rodrigo e Rogerinho (quatro gols cada um). Já o vice-campeão, Tradição, ganhou cinco partidas, empatou três e perdeu três. Marcou 21 gols e levou 15. Bruno e Wellington Velho marcaram três vezes na competição e são os principais artilheiros do time.
Tradição e BNH pela primeira vez disputaram a Primeirona iguaçuana e se classificaram para uma final inédita. Na primeira fase as duas equipes se enfrentaram no campo do Aliados, pela quarta rodada e o Tradição venceu por 1 a 0.

Nova Iguaçu homenageia os seus campeões
O ‘Dia Municipal do Esporte, será comemorado nesta quinta-feira (4), com uma festa em grande estilo. A Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Liga de Desportos de Nova Iguaçu, irá homenagear os destaques do esporte iguaçuano da temporada nas seguintes categorias: estudantil, olímpico e futebol amador.
A cerimônia de entrega da premiação será na vila olímpica de Nova Iguaçu, às sete da noite. Haverá ainda premiações especiais para a imprensa e projetos esportivos sociais.
A definição dos contemplados foi definida por uma comissão formada por integrantes da Liga de Desportos e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu. Concorreram ao prêmio, atletas e equipes que se destacaram no cenário municipal, estadual e nacional. 
Para o secretario Adriano Santos o ano foi extremamente positivo e tem que ser comemorando, "Conseguimos promover pelo segundo ano consecutivo os Jogos Estudantis que contaram com a participação de quatro mil alunos, renovamos a parceria com a Liga de Desportos e agora vamos premiar os melhores do ano. Nossos atletas e desportistas merecem por tudo que têm feito e por sempre estarem representando com brilho a nossa cidade", disse o secretário.
>> Os premiados das modalidades olímpicas: Atletismo - Tatiane Batista, campeã dos 100 metros e eleita a melhor da Baixada. Ginastica Ritmica - Isabeli Saboya, Colegio Equipe. Basquete - Lisam, F/M, campeão do Intercolegial. Handebol - Jessica Riberira, CE Antônio da Silva. Futsal - Agner Izigeth, melhor jogador do ano. Natação - Colégio Souza Duarte. Basquete de Rua - Gabriel Batista. Hipismo - Luma Portela. Judô - melhor equipe: Academia Pinheiro. Melhor Projeto Esportivo Estudantil - Centro Educacional Senador Câmara. Projeto Esportivo Estudantil Revelação do JOENI- Escola Municipal Rubens Falcão. 
>> Premiações especiais: Jiu-jitsu - Vitória Nunes, destaque da modalidade. 
Troféu Eficiência - Beatriz Porto (Colégio Vila de Cava). Memoria Esportiva - Equipe do IBC, campeã estadual de 1983 (handebol feminino). Ricardo Moreira (Super Rádio Tupi-Rio)- destaque da imprensa esportiva local.
  Matéria publicada no Jornal de Hoje de 02 de dezembro de 2014